ThinkMobiles is one of most trusted companies conducting IT & software reviews since 2011. Our mission is to provide best reviews, analysis, user feedback and vendor profiles. Learn more about review process.

Teste e comparação de 15 ferramentas gratuitas de limpeza de registo

Kristina Kurhanska

Kristina Kurhanska é uma analista sênior de IT para revisões imparciais de software, SaaS, desenvolvimento da Web e companhias de marketing de IT.

Disclosure:

We may receive compensation when you click on links. Neither our writers nor our editors get paid to publish content and are fully committed to editorial standards .

Os programas de limpeza de registo são cruciais, uma vez que removem centenas de entradas de registo desnecessárias de um dispositivo Windows. Por exemplo, ficheiros que não existem mais e que podem demorar horas a remover manualmente. Em vez de publicar a típica lista de programas, gostaríamos de testar e comparar as ferramentas gratuitas de limpeza de registo.

Selecionamos as 10 melhores ferramentas de limpeza de registo que têm as análises mais positivas de utilizadores. No geral, todas removem entradas como chaves de classe inválidas, atalhos de programas, DLLs partilhados, caminho de uma aplicação, ficheiros de ajuda, associações de ficheiro, chaves de registo vazias, etc. A sua maioria disponibiliza características úteis como progresso de scan, calendarização de análise, indicador de severidade, lista de rejeição, backups automáticos, gestor de arranque, início ao ligar PC, ficheiros log. E, claro, todos os programas de limpeza de registo possuem a ferramenta de um clique. Pode também aceder ao nosso guia acerca de este tipo de software.

A ideia da análise foi óbvia: ver quantos erro cada ferramenta de limpeza encontra e limpa, e como isso afeta a performance do PC. Usámos um computador fixo mediano com 8GB RAM correndo o Windows 7 Professional. Mas primeiro, um pequeno sumário dos dados e pequena descrição.

I. Curto sumário

Software Gratuito Trial Preço Pro Instalador Tamanho Linguagens
IObit $19.99 48 MB 163 MB 34
Auslogics $8.48 15 MB 51 MB 7
AVG PC TuneUp $24.95 25 MB 60 MB 61
CCleaner 15 dias $28.95 5 MB 5 MB 1
Defencebyte 1 MB 2 MB 31
Eusing 14 dias $19.97 6 MB 8 MB 20
Glarysoft 60 dias $39.99 59 MB 208 MB 26
System Mechanic $39.99 10 MB 43 MB 43
JetClean $39.95 6 MB 15 MB 21
jv16 Power Tools 4 MB 17 MB 28
LRC $39.96 52 MB 18 MB 10
Pointstone 4 MB 10 MB 1
Registry Life $19.97 6 MB 26 MB 50
WinUtilities 6 MB 19 MB 1
Wise Care 365 $39.95 18 MB 76 MB 2

Portanto, medimos quantos erros de registo cada uma das quinze ferramentas encontrou e limpou, bem como de que maneira isso afeta o tempo de arranque do PC. Para resultados justos criámos um ponto de restauro e regressamos ao mesmo para testar o próximo programa. Pode ver os resultados em tabela, lembre-se, no entanto, de que a limpeza de registo não é uma ferramenta de manutenção do PC e não é desenhada para otimizar e tornar um computador mais rápido. As ferramentas de limpeza de registo ajudam a limpar erros de registo.

II. Comparação de funcionalidades

Software Backup Restauração Editor Visualizador Pesquisador Desfragmentador Calendarização
IObit Pro Pro
Auslogics Pro Pro
AVG PC TuneUp Pro Pro Pro
CCleaner
Defencebyte Pro
Eusing
Glarysoft
System Mechanic Pro Pro Pro Pro Pro
JetClean
jv16 Power Tools Pro
LRC
Pointstone
Registry Life
WinUtilities
Wise Care 365 Pro

III. Teste de Performance

Esta tabela exibe os resultados em detalhe acerca de quantos erros foram encontrados por cada ferramenta de limpeza de registo, o que pode ajudá-lo a escolher a melhor para as suas necessidades pessoais. Há também um sumário acerca dos erros resolvidos e a optimização do arranque de sistema.

Software Problemas de classe e ActiveX Trilho de ficheiro inexistente DLLs inexistentes Documentos recentes Extensões de ficheiro Erros de desinstalação Outros erros Total resolvidos
IObit 83 2 25 1 87 5 203
Auslogics 12 1 1 202 1 217
AVG PC TuneUp 12 8 9 Pro
CCleaner 10 12 1 1 24
Defencebyte 328 5 20 14 36 4 407
Eusing 1 80 12 2 189 24 308
Glarysoft 92 30 122
System Mechanic 2 1 Pro
JetClean 329 12 12 8 200 25 586
jv16 Power Tools 2 1 2 Pro
LRC 26 12 12 17 67
Pointstone 6 10 12 18 3 166 215
Pointstone 6 10 12 18 3 166 215
WinUtilities 12 52 12 21 53 150
Wise Care 365 342 12 12 181 21 573

Agora, vamos descrever de maneira breve a nossa experiência com cada uma das 15 ferramentas de limpeza de registo.

Os melhores softwares de limpeza de registo

Advanced SystemCare registry cleaner

Se procura um software de limpeza/optimização do PC e (!) protecção de dados numa solução, aqui está o Advanced SystemCare da IObit. Tem variadas funções e ferramentas, mas para este tópico vamos focar-nos nas que estão relacionadas com o registo. Assim, experimentamos a sua edição gratuita da versão mais recente 12.5.0. Encontrou 848 erros, numa longa análise de cerca de 6 minutos. É também importante referir que a condição de monitorização em tempo-real foi recentemente adicionado a esta versão, o que é raro para este tipo de software.

Pros

  • Interface bem organizada
  • 12 áreas de optimização do PC
  • Monitorização em tempo-real

Cons

  • Não consegue analisar ficheiros externos
  • Problemas com a minimização da janela
  • Acesso a quarentena depois da análise

Em adição a tomar conta de problemas com o registo, o Advanced SystemCare consegue fazer muito por si: limpar ficheiros de lixo, disponibilizar mais espaço de disco, melhorar RAM e CPU, monitorizar a navegação no seu browser e bloquear conteúdo malicioso e suspeito. No que toca a limpeza de registo, o programa tem a aba “Clean & Optimize” – esta começa sempre uma análise do sistema (pode pará-la mas não pode pausar). Esta função de “limpeza” tem como alvo diversas áreas do PC, 12 para ser exato, e para descobrir que áreas são essas por favor leia a nossa análise completa do Advanced SystemCare.

free registry cleaners

O System Mechanic encontra automaticamente chaves de entrada desatualizadas, pouco usadas ou não funcionais, que podem estará abrandar o registo do sistema. Este procura chaves DLL inválidas, associações de ficheiro e referências, e depois resolve-as em alguns segundos. O relatório de análise está disponível de 2 modos: breve e detalhado. No primeiro caso, apenas apresenta o número de erros e propõe uma solução de um clique. O relatório completo separa os erros em categorias com explicações e dicas, possibilitando ao utilizador especificar o tipo de erros a eliminar.

Pros

  • Relatório detalhado
  • Dicas de performance
  • Calendarização

Cons

  • Algumas funções não disponíveis na versão gratuita
  • Não possui remoção manual de erros
  • A limpeza de registo faz parte de uma limpeza total do sistema

O System Mechanic possui um centro de backup incorporado, que pode reverter quaisquer alterações no sistema. Uma análise completa inclui ficheiros de lixo e ficheiros temporários, para ajudar a libertar espaço do disco. Na versão Pro este também disponibiliza recomendações para otimizar o PC e a conexão à Internet. A limpeza de registo está disponível como parte de uma análise completa ao PC, pelo que permite-lhe calendarizar limpezas regulares.

software de otimização de pc grátis

best registry cleaner

A versão gratuita do Wise Care 365 oferece muito por si só: calendarização de limpeza, mudanças automáticas ao backup, gerador de palavras-chave, vários tipos de análise (normal, segura e profunda). A versão Pro por $30 garante recursos extra como acesso por vários utilizadores, boost do sistema, optimização, customização. Quando fizemos a análise ao nosso PC, encontrámos 160 erros, o que é mais do que as outras ferramentas.

Pros

  • Calendarização de análise
  • Simplicidade, interface limpa
  • Boa performance

Cons

  • Tenta instalar outros programas

Se está à procura de uma ferramenta de limpeza de registo gratuita para o Windows 10 ou versões mais antigas, esta é uma boa escolha para as tarefas mais básicas. Os utilizadores podem depois encontrar e explorar problemas e a sua descrição, depois de o programa terminar a análise do sistema. Há a possibilidade de criar um atalho para facilitar limpezas regulares – vá a Settings > Autorun > clique no ícone “Clean with 1-click“. A desfragmentação do registo e backup estão disponíveis também.

4 of 15

CCleaner

Ccleaner review

Inegavelmente, o Ccleaner é uma das ferramentas de limpeza de registo mais popular por entre os utilizadores globalmente. Nos nossos testes encontrou 16 erros, apesar de gostarmos de apontar também o seguinte. O Ccleaner não é só um programa de limpeza de registo, uma vez que não optimiza apenas o registo. Este pode ser instalado por um ficheiro executável ou versão portátil. Há também uma versão Pro que oferece monitorização em tempo-real, atualizações automáticas, apoio premium e custa $25.

Pros

  • Lista de exclusão
  • Vasta gama de recursos
  • Atualizações regulares de programas

Cons

  • Pop-ups frequentes
  • Não melhorar o tempo de arranque

O CCleaner consegue remover chaves de registo e valores de registo que apontam para ficheiros ou programas que já não existem. Isto aplica-se também aos ficheiros DLL, extensões de ficheiro, objetos COM/ActiveX, livrarias tipo, etc. A secção de ferramentas permite visualizar, alterar ou desinstalar programas, encontrar e remover ficheiros que ocupam demasiado espaço. Pode instalar o Ccleaner gratuito de 2 maneiras: instalação completa por meio da versão portátil, que não requer instalação.

software de otimização de pc grátis

registry fixer free

A aplicação de otimização de computador criada pela empresa de Australiana de software Defencebyte, contém uma ferramenta de limpeza de registo, por entre as suas variadas e úteis funções. Opções de análise para limpeza de registo incluem software do sistema, fontes, bibliotecas partilhadas, entradas de arranque, dispositivos virtuais, histórico, etc. Ferramentas adicionais dentro do Defencebyte, por ex. limpeza de browser, gestor de serviços Windows, desinstalador, calendarização, etc. podem vir a ter um bom uso também. De momento estão a oferecer descontos, pelo que para 1 PC a aplicação custa $39, $79 para 3 dispositivos e $111 para 5 dispositivos.

Pros

  • Rápida análise e resolução
  • Trial de 15 dias
  • Apoio técnico 24/7

Cons

  • Programa requer atualizações e mais trabalho
  • Consegue ser difícil de configurar

free registry cleaner software

Com o Eusing fomos capazes de encontrar 63 erros no nosso PC. Esta é outra das ferramentas gratuitas de limpeza de registo, e é um programa tão simples quanto possível. Não optimiza o sistema tão bem, apesar de ser útil para limpar o registo. Eusing é uma ferramenta gratuita de limpeza de registo que funciona no Windows 98, Me, 2000, XP, 2003, Windows 7, 8 , 10.

Pros

  • Não precisa de licença – totalmente gratuito
  • Compatível com versões mais antigas do Windows
  • Múltiplas linguagens, versão portátil

Cons

  • Dados insuficientes acerca do registo, após análise
  • Pode necessitar de uma limpeza posterior pelo RegEdit

Faz análise do registo do Windows à procura de informação inválida, depois disponibiliza uma lista de erros encontrados. Ali podemos perceber o problema, as chaves de registo, o valor de cada entrada. Há também um backup para entradas reparadas, o gestor de arranque visualiza/edita aplicações que automaticamente correm aquando do arranque. O menu pode ser apresentado em uma das 33 linguagens disponíveis.

software de otimização de pc grátis

best registry cleaner for Windows 7

Este é na verdade um conjunto de ferramentas de otimização de PC, que inclui “A limpeza e optimização do meu computador” – uma ferramenta de limpeza de registo. Outra ferramentas úteis da Macecraft Software incluem a Limpeza de Histórico, Limpeza de Ficheiros, Optimizador de Arranque, Compactador de Registo, Windows AntiSpy, Desinstalador de Software. A versão gratuita funciona com um período de trial de 60 dias com funcionalidades completas, a subscrição custa $11 por ano.

Pros

  • Simples de usar
  • Backups de registo automáticos
  • Muitas definições

Cons

  • Menos user-friendly que as outras ferramentas

Gratuito, leve, compatível com todas as versões Windows. Depois da análise pode salvar os resultados em CSV, LiteLS, HTML, EML, DAT, ou em ficheiro SQ, ou até imprimi-los. Os erros podem ser visualizados em detalhe separadamente no editor de Registo. Utilizadores podem a lista negra de sites.

Microsoft registry cleaner tools review

Um grande e poderoso vendedor de software de segurança introduziu esta ferramenta de limpeza de registo chamada AVG PC TuneUp. No seu website, a AVG afirma que o TuneUp vai melhorar o tempo de arranque em 77%, mas o nosso pequeno teste não mostrou números tão optimistas- 95 segundos antes da limpeza e 91 segundos depois da limpeza, que é cerca de 13%. De qualquer modo, tem boas características. Finalmente, descobriu 108 erros de registo no nosso teste.

Pros

  • Corre silenciosamente em segundo plano
  • Funcionalidade rica, interface limpa
  • Livra o disco depois de ser limpo

Cons

  • Não possui opção de “anular eliminação”
  • Licença de $50 anuais

Ocupa apenas 42 MB de espaço no disco rígido. A sua gama de funcionalidades inclui modo de sono, remoção de software indesejado, limpeza de disco, limpeza do browser, bem como funções “básicas” como apagar ficheiros permanentemente, optimizar a ligação à Internet, recuperar ficheiros acidentalmente apagados ou danificados

software de otimização de pc grátis

free registry cleaner tools

TO programa agrupa os erros e questões em “associações de ficheiro”, “lista de histórico”, “software desaparecido”, o que é conveniente. Também mostra os locais dos erros de registo para que se possa abri-los ali mesmo. Durante o teste o Auslogics encontrou 31 erros.

O instalador para a v.7.0.17.0 tem um tamanho de 12.2 MB e toma 42.0 MB de espaço do disco. Um dos benefícios centrais é que este é um freeware. A Auslogics funciona em Windows 10, 8 e 7 (64-bit/32-bit), bem como nas versões 32-bit do Vista e XP. Este recurso filtra áreas como atalhos, extensões de ficheiro, ficheiros de ajuda, aplicações de arranque, fontes etc. durante a análise por problemas.

Pros

  • Totalmente gratuito
  • Fácil configuração, arranjo de um clique
  • Backup automático disponível

Cons

  • Pode instalar software adicional

Um pequeno toque é a habilidade para pausar e continuar o seu trabalho a qualquer momento. No Auslogics Cleaner os problemas detectados são apresentados em grupos e por nível de importância – baixo, médio e elevado. Para vários utilizados há um algumas coisas potencialmente úteis: ver qualquer erro em separado ao clicar com o botão direito do rato nos resultados, backups flexíveis e pontos de restauro a qualquer momento, lista de ignorados, botão de resolução em um clique chamado “Scan and Repair”.

free registry cleaner Windows 10

Apesar de não ter demonstrado o número de erros aquando da primeira tentativa, o Little Registry Cleaner afirmava ter limpo mais problemas que qualquer outra ferramenta de limpeza de registo. Esta ferramenta é absolutamente gratuita, e pode especificar a pasta para backups, alguns ficheiros/pastas como exclusões, bem como definir uma calendarização de análise.

Pros

  • É de facto gratuito, open-source
  • Performance positiva
  • Fácil fluxo de trabalho

Cons

  • Descrição vaga dos erros
  • Possível abrandamento do sistema durante a limpeza
  • Pouca orientação

Esta ferramenta está disponível em 17 linguagens, que incluem Inglês, árabe, Chinês, Francês, Alemão, Grego, Russo, Espanhol, etc.

software de otimização de pc grátis

11 of 15

JetClean

free registry cleaner programs

O maior número de erros – 347, foi encontrado pela JetClean registry cleaner, que é gratuita. Há a reparação em um clique, desligar automático após reparação, análise de problemas específicos (por ex. trilhos de aplicações, arranque, cache DNS, memória, sons, tipos de letra, dispositivos virtuais). Algumas ferramentas extra não há-de causar danos – desinstalador de programas, optimização de arranque, optimização de performance e desfragmentação de registo.

Pros

  • Backup de emergência
  • Análises rápidas e interface agradável
  • Versão portátil

Cons

  • Alguns recursos disponíveis apenas na versão pro
  • Programas desnecessários no instalador

Na “Ignore List Log files”(“lista de ignorados do registo”) das definições de todos os relatórios cada acção única de limpeza é guardada. O Jet Cleaner também disponibiliza uma ferramenta hardware de informação, limpeza da cache do DNS, calendarização automática da limpeza. No geral, é bastante eficaz em reduzir os erros do sistema e abrandamentos, localizando e apagando ficheiros de lixo na reciclagem, documentos recentes, ficheiros temporários, ficheiros de registo e lixo de memória.

best registry cleaner softCom a ferramenta WinUtilities encontrámos 161 erros. Com esta consegue também escolher que áreas analisa, fazer um ponto de restauro, e exportar o registo de erros como um ficheiro HTML. Outras definições são também muito úteis como automaticamente remover pontos de restauro após um dado número de dias- para manter o PC leve. A Licença Paga oferece apoio para 3 dispositivos, otimização de disco, encriptação de ficheiros e suporte 24/7.

Pros

  • Boa performance
  • Definições úteis

Cons

  • Apenas o básico
  • Falta de funções avançadas

Esta ferramenta de limpeza inclui cerca de 20 módulos, por exemplo, backup do disco rígido, remoção de disco, backup e restauração de registo, análise e desfragmentação de disco, para enumerar algumas. Possui tanto versões gratuitas como pagas, interface clara e conveniente, actualizações automáticas regulares.

software de otimização de pc grátis

download registry life

Esta ferramenta da ChemTable é absolutamente gratuita, apesar de uma vasta gama de recursos. Reconhece cerca de 20 tipos de erros a todos os níveis de registo. Funciona em 2 modos: clássico- executa uma pesquisa por erros, normal e expresso – permite personalizar os parâmetros e localização da pesquisa. Características adicionais: gestor de arranque, lista de exclusão, optimização de registo (recomendado utilizar frequentemente para reduzir a fragmentação do registo).

Pros

  • Conectado ao Editor de Registo
  • Janela de resultados compreensiva
  • Gestor de execução automática poderoso

Cons

  • Publicidade de produtos da ChemTable

free registry cleaner

No fim de cada análise, por cada entrada de registo a PointStone exibe uma avaliação do grau da estrutura. Isto permite ao utilizador pesquisar manualmente pela causa dos problemas. Para multimédia removível de rede, exclusões globais da análise estão disponíveis – para salvar as definições para dispositivos temporariamente inacessíveis. A lista de recursos aumenta se associar esta ferramenta ao System Cleaner da Pointstone.

Pros

  • Gestor de resgate
  • CPode ignorar erros causados por dispositivos amovíveis

Cons

  • Janela de resultados inconveniente

software de otimização de pc grátis

glarysoft registry repair review

A Glarysoft é uma vendedora muito conhecida de ferramentas de optimização e melhoramento para Windows. Primeiramente, repare que a Glarysoft Registry Repair também contém um recurso atualização de software(software updater) – para obter versões actualizadas automaticamente. Isto não é típico de ferramentas de limpeza de registo. Por cada erro de registo esta exibe uma descrição, localização, possível resolução e um editor. Quando corre o ficheiro executável do programa, o scan começa automaticamente. Isto é muito conveniente, uma vez que o programa não funciona em segundo plano.

Pros

  • Exportação dos resultados da análise
  • 2 níveis de lista de exclusão

Cons

  • Não contém pesquisa profunda na versão gratuita
  • A versão Pro não vem como uma aplicação separada

P.S. Algumas ferramentas de limpeza de registo extra.
Se ainda assim não lhe atraem nenhuma das 15 ferramentas aqui presentes, pode explorar a AML , SlimCleaner, Kingsoft PC doctor, EasyCleaner, Argente, Cleanersoft Free Registry Fix, nCleaner, ACleaner, Registry Distiller, RegSeeker.   
software de otimização de pc grátis

Guia de Software de Limpeza de Registo

O que é uma ferramenta de limpeza de registo?

Está a experienciar uma performance reduzida do seu PC ou portátil? Tem um computador não muito potente de há uns anos ou um que correr versões antigas do Windows? O seu computador carece de CPT e/ou RAM para lidar com as aplicações dos dias que correm? Então os softwares de otimização de PC, como a limpeza de registo são uma das opções para tomar conta desses problemas

Claro, existe a ferramenta de limpeza de disco do Windows, mas é menos eficaz que as aplicações de limpeza, muitas delas lidando com a reciclagem, ficheiros temporários e de sistema. O típico limpador de registo consegue fazer muito mais: remove ficheiros temporários da Internet, cache do browser e histórico, ficheiros de lixo, ficheiros de registo, descargas de memória do sistema, software desnecessário, miniaturas e desliga programas desnecessários a correr em segundo-plano. Essencialmente, uma ferramenta de limpeza de registo é uma aplicação desenhada para remover ficheiros obsoletos e redundantes do Registo do Windows. Ferramentas mais avançadas conseguem também corrigir chaves de registo inválidas.

Porquê usar ferramentas de limpeza de registo? A base de dados do Registo é enorme e complexa, por isso editá-la manualmente vai ser doloroso e consumir tempo. Para o verificar por si próprio, abra a janela Executar, contendo milhares de definições para programas do PC (que pode ser usada para personalizar o Windows entre outras coisas).

Com uma ferramenta paga ou gratuita conseguimos automatizar o trabalho de encontrar entradas inválidas, estragas e resolvê-las todas. Os benefícios chave de correr este tipo de aplicações de tempos a tempos: libertar espaço, aumentar a performance, ajudar a livrar-se de malware. Sim, teoricamente, pode manter o registo sem qualquer software especial, ao desinstalar as aplicações e limpar o histórico de navegação. No entanto, há alguns problemas que apenas um técnico especialista pode resolver. Remover chaves manualmente pode ser perigoso e causar danos de sistema.

Tipos/ Características

Ferramentas de limpeza de registo são programas de utilidade que primariamente têm de reparar ficheiros corruptos/desaparecidos: Muitas destas ferramentas disponibilizam funcionalidades características do software de manutenção do PC. Características típicas para uma ferramenta de limpeza de registo decente são as seguintes:

  • Análise e resolução do Registo (seletivamente ou em conjunto);
  • Limpeza de ficheiros do Sistema – reciclagem, ficheiros temporários, etc.;
  • Limpeza de Aplicações – cache do browser, cookies, etc.;
  • Desinstalador de Programas / Ferramenta de reparação;
  • Ferramenta para inibir programas no arranque;
  • Menu de Inclusões/Exclusões;
  • Calendarização de Análise;
  • Interface limpa e simples, fácil configuração;
  • Habilidade para restauração e backup.

Como já vimos, a maioria das ferramentas de limpeza de registo têm a mesma funcionalidade: analisam, limpam e resolve. Algumas fazem-no mais rápido, outras mais eficazmente. Em termos de preço, pode parecer estranho mas estas ferramentas não são o tipo de software mais importante para usar, por isso não faria sentido pagar muito por elas. Por outro lado, um preço baixo significa baixa qualidade, como todos sabemos. Com ferramentas grátis e pagas, podemos assumir que pode encontrar ferramentas eficazes a custo gratuito.

Tendências & e controvérsia em torno das ferramentas de limpeza de registo

Apesar de a amplitude de ferramentas de limpeza de registo e otimização de PCs estar a crescer, têm havido muitos cépticos ultimamente acerca da sua relevância. A controvérsia foca-se na assunção de que várias destas ferramentas não fazem muito a nível de otimização de performance, mas apenas induzem o utilizador a comprar uma versão paga ou servem como espaço para publicidade.

Em adição, existem sérias razões para esta discussão. Primeiramente, o risco de dano no registo: é baixo: programas de baixa qualidade podem causar mais dano do que benefício, uma vez que vários apenas tentam libertar espaço do disco sem fazer distinção entre ficheiros e entradas. Em segundo lugar, e mais ameaçador, podem haver ferramentas intrometidas que facilitam a instalação de malware ou fazem com que o utilizador gaste o seu dinheiro sem oferecer nenhum valor real de volta.

Surgiu até o termo “scareware” devido a alguns programas que tendem a encontrar demasiados erros e finalizá-los como “críticos” ou “severos”. Os críticos dizem também, que a maioria dos casos reportados de erros são apenas entradas de programas desinstalados, que não são nem bons nem maus, e removê-los não melhora a velocidade e performance do PC. No entanto, se um utilizador detecta um problema real a atrasar o seu dispositivo, ou um malware que se escapou para o registo, uma ferramenta conceituada de limpeza de registo seria uma opção adequada. Em termos de popularidade o CCleaner é definitivamente #1.

software de otimização de pc grátis

Com usar devidamente ferramentas de limpeza de registo?

  • Fazer cópia de segurança do registo. A maioria dos recursos utilizados pede aos seus utilizadores para fazer uma cópia de segurança ou fazê-lo automaticamente, em algumas há essa opção. Nunca começar uma limpeza de registo sem criar um ponto de restauro. Assim que reparar em problemas depois da limpeza (por ex. um programa não começa como antes), é melhor restaurar o registo.
  • Não exagerar. Não é necessário limpar o registo mais do que 1 vez por mês. Bem, talvez instale, por exemplo, vários programas semelhantes e escolha a melhor alternativa e depois desinstale os restantes. Assim consegue correr uma análise adicional. Noutros casos análises mensais serão suficientes.
  • Deixe o PC sozinho por um pouco. Depois da análise, quando o programa começar a remover e resolver o trabalho, deixe-o fazer o seu trabalho. Quando está a usar o dispositivo, faz mudanças no registo, e isto pode impedir que o processo de limpeza corra sem causar erros.

Melhores ferramentas de limpeza de registo

Não há como ignorar o facto de que o CCleaner tem sido o inegável #1 por entre as ferramentas de limpeza de registo do Windows, e não mostra sinais de abrandar. É extremamente prático, gratuito e oferece funcionalidades variadas, inclusive, indo além da limpeza de registo. Certifique-se de que faz o download a partir do website oficial da Piriform, uma vez que alguns websites podem tentar induzi-lo em erro, comprando um produto que se faz passar pelo CCleaner. Antes de proceder a uma reparação, este oferece a possibilidade de fazer uma cópia de segurança e, como resultado, pode escolher resolver todos os problemas de um dado problema. Nota: o CCleaner está disponível para Mac, no entanto, não realiza limpeza de registo, executando outras funções. Evidentemente, existem variadas alternativas ao CCleaner. Outros serviços de topo incluem WiseCleaner, Auslogics, Eusing, AVG TuneUp, JetClean, WinUtilities, Registry Fixer, jv16, Glary Utilities, EasyCleaner, IObit.

Por exemplo, o Auslogics Registry Cleaner é uma ferramenta gratuita que exibe um nível de severidade dos problemas encontrados – baixa, normal e elevada. Tem uma interface simples, reparação com um clique, cópias de segurança automáticas. É completamente gratuito, com atualizações gratuitas e sem limitações de termo. Dá total controlo ao utilizador e, caso deseje, consegue rever a análise e resultados e excluir entradas de registo da lista de limpeza. Auslogics tem sido testado por vários especialistas da indústria e tem recebido avaliações geralmente positivas. A análise leva segundos, e os resultados são agrupados em categorias. No entanto, se não está interessado em examinar os resultados, há uma opção de Scan and Repair.

Nota: por default, define o Yahoo como página inicial e motor de busca.

Outro exemplo é o Wise Care 365 que é desenhado para estabilizar e optimizar computador ao eliminar erros. Limpeza calendarizada, opção de restauro, vários tipos de análise e apêndices muito práticos. Há uma versão gratuita e uma subscrição anual de $20. É user-friendly, a sua interface suporta múltiplas línguas, a ajuda com documentação online é minuciosa e tem apoio ao cliente de 24/7 através de email. Os três tipos de análise são, normal, segura e profunda, mas a habilidade de calendarizar mensalmente, semanalmente ou diariamente as suas limpezas. A exemplo de recursos não disponíveis na versão gratuita, podemos realçar a limpeza de múltiplos utilizadores, que permite administradores de computadores públicos ou de habitação partilhados por várias pessoas, a fazer análise e resolução de problemas do registo sem ter de entrar em cada conta separadamente. Ou definições de sistema para melhorar a velocidade da Internet.

O jv16 que custa $35 anualmente e $99 para uma licença para a vida (com 60 dias de trial) provou ser um dos mais eficientes. Enquanto a análise leva mais tempo que o CCleaner ou Auslogics, este é capaz de detectar mais erros do sistema. O programa permite encontrar e substituir entradas de registo específicas, monitorização, desfragmentação e limpeza do registo do Windows. Com o jv16, pode escolher quão agressiva será a limpeza. Pode escolher ignorar dados relativamente a certos programas (por ex. antivírus, Firewall, servidor, e software de backup). A análise dos resultados mostra as chaves de registo, nome de entrada, data modificada, nível de severidade, referência do ficheiro, razão para a detecção e os resultados podem ser exportados para CSV, HTML, SQL. Pontos de restauro e cópias de segurança são feitos também. A única desvantagem que algumas pessoas apontam é que a interface é um pouco inconveniente e muito difícil para iniciantes.

A ferramenta gratuita, Jetclean possui um botão “Scan and Repair” que significa que não precisa de completar uma análise inicial. Além disso, o botão “Scan Now” permite rever os resultados antes da resolução. A Jetclean disponibiliza ferramentas adicionais, por ex. Limpeza de aplicações, Limpeza do Windows (não selecionado, caso não a queira de momento). Além disso, pode pesquisar por problemas específicos no registo, como problemas com programas no arranque, trilhos de aplicações, programas desinstalados, fontes, dispositivos virtuais, extensões de ficheiros, etc. A Jetclean automaticamente cria cópias de segurança do sistema, oferece análises calendarizadas, opção de encerramento automático – depois de os erros do registo serem corrigidos. Como um extra, há ferramentas de informação do sistema, otimizador do arranque, otimizador de performance, desfragmentador do registo, optimização da internet, desinstalador de software. Nota: durante a configuração, pode instalar software indesejado.

software de otimização de pc grátis

FAQ

Q: Porque o devo fazer?
A: O sistema do registo guarda informação acerca de todos os programas no PC, por vezes até dados de versões trial, e por vezes há um vírus presente. Limpar o registo é necessário para se livrar do lixo no sistema, vírus, etc.

Q: O que é uma ferramenta de limpeza do registo?
A: Estas ferramentas são software de terceiros com o propósito único de limpar o Windows.

Q: O que faz uma ferramenta de limpeza de registo?
A: Remova itens redundantes do registo do Windows

Q: Com que regularidade devo limpar o registo?
A: Nos casos em que tem erros com o Windows, quando há virus de publicidade no registo, etc.

Q: A Microsoft possui uma ferramenta de limpeza do registo?
A: A Microsoft possui nenhum tipo de ferramentas de limpeza de registo.

Q: O Mac possui um registo?
A: Não, o Mac OS X não é de todo semelhante ao Windows OS.

Q: Qual é o melhor software para faz limpeza ao Mac?
A: Recomendamos que considere o CCleaner ou CleanMyMac X.

Q: As ferramentas de limpeza de registo são seguras?
A: Sim, não precisa de se preocupar. Algumas ferramentas até sugerem fazer cópia de segurança do seu registo antes da limpeza.

Q: Como escolher a melhor ferramenta de limpeza de registo?
A: Cada software possui os seus prós e contras, valores. Leia por favor o artigo acima para mais informação.

Q: Como limpar manualmente o registo?
A: Pressione a combinação de teclas Win+R, insira o comando “Regedit” e pressione Enter. Clique no sinal de mais para expandir a secção de editor do registo. Encontre HKEY_LOCAL_MACHINE. Antes é melhor fazer uma cópia de segurança: clique Ficheiro, no menu, desça e selecione Exportar, dê nome ao ficheiro e clique Guardar.

Q: Limpar o registo acelera o funcionamento do computador?
A: A velocidade e performance do PC muito provavelmente não irá aumentar, enquanto o browser pode ficar mais rápido se houverem erros removidos aí.

Q: Qual é a melhor alternativa ao CCleaner?
A: Uma solução interessante que recomendamos é o Advanced SystemCare da IObit ou qualquer outra ferramenta da nossa lista, à sua descrição.

Q: Qual é uma alternativa ao CCleaner para Ubuntu?
A: Poderá considerar o BleachBit, Stacer, Ubuntu Cleaner ou CCleaner.

Q: CCleaner vs Wise Registry Cleaner
A: Baseado nos nossos testes, o Wise Registry Cleaner encontra muitos mais erros, é mais adequado a uso comercial. Por outro lado, vai tentar instalar outros programas.

Q: CCleaner vs CleanMyMac
A: O CleanMyMacX e o CCleaner são ambos alternativos de confiança e eficazes. CCleaner tem a versão gratuita que lhe permite apagar eficazmente lixo do browser. O CleanMyMacX tem uma variada gama de ferramentas de limpeza, incluindo eliminador de malware e aceleramento de sistema.

Q: CCleaner vs Avast
A: Enquanto o Avast é muito bom para a proteção geral do computador e análise, também executa tarefas de limpeza. O CCleaner é conhecido pela sua segura reparação segura do PC e a versão paga é metade do preço do Avast.

About author

Kristina Kurhanska
Kristina Kurhanska

Kristina Kurhanska é uma analista sênior de IT para revisões imparciais de software, SaaS, desenvolvimento da Web e companhias de marketing de IT.

Kristina Kurhanska is a senior IT analyst at ThinkMobiles. For over 5 years she has written reviews about software, SaaS, web & mobile development companies, digital marketing agencies, etc. Kristina is sharp on the latest software technologies and trends on the global market.